Quinta-Feira, 18 de julho de 2024

Eleições: cenário atual é parecido com o de 2018

Publicado em 10/03/2022. https://jornalterral.com.br/t-Bqd

Março é o mês de definições para as eleições deste ano. Muitos políticos mudam de partido e outros precisam deixar o cargo que ocupam, caso queiram se candidatar. Os prefeitos, por exemplo, devem renunciar até o dia 2 de abril se quiserem concorrer em outubro próximo.

A coluna analisa a disputa pelo governo do Espírito Santo e observa um cenário parecido com 2018, quando as principais candidaturas colocadas foram as do governador eleito Renato Casagrande (PSB); de Manato, ligado ao presidente eleito Jair Bolsonaro; e do PT, representado por Jackeline Rocha.

Para o pleito atual, os nomes que estão mais em evidência até o momento são os do governador Casagrande, que deve disputar a reeleição; de Manato, que pretende contar novamente com o apoio do presidente Bolsonaro; e o do senador Fabiano Contarato, que pode ser o candidato do PT.

Para a coluna, a provável polarização em nível nacional entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) não será decisiva no Espírito Santo. “Em 2018, Bolsonaro e Haddad (PT) foram os mais votados para presidente e disputaram o segundo turno. No estado, Casagrande não apoiou nenhum dos dois e venceu no primeiro turno”, registra o jornalista Daniel Porto.

Ainda sobre o pleito de 2018, Daniel destaca que Magno Malta e Tenente Assis, os dois candidatos ao Senado ligados a Bolsonaro, foram derrotados. “Mesmo com a ‘onda bolsonarista’, os eleitos foram Fabiano Contarato, então no Rede, e Marcos Do Val, na época no Cidadania. Os fatos mostram que o eleitor capixaba separa a disputa estadual do embate em nível nacional”, disse.

Veja a coluna.

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.