Quinta-Feira, 13 de junho de 2024

Gestão de pessoas

Publicado em 29/03/2024. https://jornalterral.com.br/t-kOZ2

Por José Cacildo Vasconcelos

Arquivo TERRAL

Cuidar de pessoas é cuidar de nós mesmos

Empresas, famílias, organizações e instituições são formadas por pessoas e, portanto, de nada adiantam processos, rotinas, indicadores, estatísticas ou qualquer outra forma de parâmetro organizacional se não forem totalmente direcionados para elas.

É por intermédio delas que tudo acontece, e como são elas que constroem a história das empresas, famílias e organizações, merecem cuidado. Um lembrete: cuidar não é dar-lhes o que querem, e sim o que necessitam, sendo esse critério racional e objetivo – sem ser contaminado pela emoção.

A autonomia dada às pessoas tem de ser por critério meritório, com análise em resultados, desligada de simpatias e qualquer outra forma subjetiva de opinião.

Pessoas têm família, e como todos têm problemas é necessário criar um ambiente para interagir com elas, que se inicia com a confiança mútua resguardada no que é amparado na lei, tomando cada um dos lados os devidos cuidados para evitar problemas futuros. Tudo é feito por pessoas e, portanto, cuidar delas além da missão é estratégia.

Nas empresas o início ocorre pela contratação, que vai desde a escolha da pessoa até o desligamento, seja por aposentadoria ou demissão, e em ambos os casos é na escolha que tudo se inicia. Portanto, cuidado!

Uma contratação inadequada pode resultar na perda de investimentos consideráveis. Isso inclui despesas relacionadas ao processo de recrutamento, treinamento e integração do novo funcionário.

Quem é o RH da sua vida e da sua empresa?

Qual o critério de escolha?

Cuidar de pessoas é cuidar de nós mesmos.

 

José Cacildo Vasconcelos

Consultor empresarial

Instagram: @cacildoconsultor

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.