Quinta-Feira, 13 de junho de 2024

Gestão dos filhos

Publicado em 18/04/2024. https://jornalterral.com.br/t-VvN9

Por José Cacildo Vasconcelos

Divulgação

A geração Z provoca discussões e questionamentos

A geração Z, que nasceu entre 1995 e 2010, frequentemente é criticada por muitos devido aos valores, costumes, hábitos, religiosidade, disciplina e tantos outros pontos da vida. Os críticos muitas vezes são os próprios pais. E aí, será que eles participaram da criação ou somente pagaram as contas?

Fizeram os filhos os enxergarem como educadores sensatos? Foram amigos? Divertiram-se com eles? Houve diálogo? Conversaram sobre o quê? O maior investimento que podemos dar aos nossos filhos é o nosso tempo. Se medirmos o tempo dedicado a eles, até onde é justo cobrar?

Os valores superficiais são hoje maciçamente incentivados pelas mídias diversas: textos curtos, vídeos curtos e banais e conteúdo raso. E a maioria dos pais absorve os valores, a forma de se expressar, de se vestir e de se comportar dos filhos. Ou seja, há uma inversão.

O neurocientista francês Michel Desmurget afirma que o QI da nova geração, os chamados “nativos digitais” é inferior ao dos pais. O resultado se repete em diversos países. Fica a pergunta: Onde os pais falharam, já que foram eles que criaram a nova geração?

Com a IA (Inteligência Artificial) há alguns equívocos: para se fazer uma busca eficiente é necessário ter um vocabulário extenso, e isso só se consegue lendo. O Google deixou quase todos acomodados, e o mais grave é ouvir que ele sabe tudo.

Na verdade, as buscas são direcionadas e levam em conta questões monetária e ideológica, e na procura quase ninguém passa da metade da primeira pagina. Triste realidade. Os pais precisam fazer uma reflexão para saber onde erraram, porque a tendência é piorar.

 

José Cacildo Vasconcelos

Consultor empresarial

Instagram: @cacildoconsultor

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.