Fotos: Daniel Porto e Divulgação

A Gruta – hoje escola Projetar - ficava ao lado do Guaratur Hotel
Por Daniel Porto
Criada na década de 1980, no Centro de Linhares, a Gruta movimentou a cidade e marcou gerações. Localizado na Avenida João Felipe Calmon, ao lado do Guaratur Hotel, o ambiente oferecia serviços de bar e restaurante, música ao vivo e outras atrações. Atualmente funciona no local a escola Projetar.
A Gruta é fruto de uma parceria do músico José Elpídio Quitiba Bosio com o representante comercial Volney José Liberato e o casal formado pela empresária Maria Consuelo Quitiba Lofego e o médico José Anselmo Pimenta Lofego. Todos gozavam de muito prestígio e estavam dispostos a ofertar serviços diferenciados para a sociedade.
A ideia de fazer uma gruta partiu de José Elpídio e foi apoiada por Volney. O casal Consuelo-Anselmo Lofego gostou da proposta e contava com o lote, situado no Centro da cidade, em área estratégica. Feitos os ajustes entre os sócios, em 14 de junho de 1983 foi constituída a Gruta Promoções Artísticas Ltda.
O espaço ganhou forma e estrutura aos poucos, por meio do trabalho da artista plástica Nayade Fernandes Bosio (mãe de José Elpídio), que contou com o apoio de várias pessoas. As obras tiveram início em 1º de maio de 1983 e a inauguração ocorreu no dia 15 de dezembro do mesmo ano, com a banda Os Inquietos. A casa ficou lotada.
Sucesso imediato, a Gruta começou a promover concursos de dança, exposições artísticas, lançamento de livros, matinês e shows. Além da variedade gastronômica, havia diversificação cultural. E a rádio Cultura, até então a única de Linhares, passou a transmitir um programa com música ao vivo, nas noites de sexta-feira, direto do local. A repercussão era enorme.
Vários músicos de Linhares iniciaram a carreira na Gruta, casos do cantor Brais Oss e do guitarrista Evandro de Angeli (Suru). A casa também recebeu artistas consagrados, como Zé Geraldo e Xangai. O “cartão postal” da cidade era visitado durante o dia – e muitos aproveitavam para tirar fotos.
Volney saiu da sociedade em março de 1984. Vendeu a sua parte e seguiu para o nordeste, de carro, com o casal Nice - José Augusto Avanza e o artista plástico Luiz Natal. Retornou em 1986 e, convidado por José Elpídio, voltou a ser sócio da Gruta, saindo sete meses depois. Em 1987 a casa interrompeu as atividades.
Sobre o assunto, José Elpídio comenta: “Convivemos em 1986 e 1987 com dois planos econômicos que fracassaram: o Cruzado e o Cruzado II. Tínhamos que pagar ágio para adquirir produtos, como a carne; não podíamos reajustar os preços, porque estavam congelados pelo governo; e a inflação não parava de subir. Não há comerciante que resista a tantos problemas”.
Depois da Gruta, o espaço passou por mudanças e recebeu outros nomes, como Cave e Cabaré Brasil, que funcionaram por um tempo e depois fecharam. Hoje, há uma escola – a Projetar - no local, mas a Gruta permanece viva na memória dos moradores mais antigos de Linhares e região.

Entrada da Gruta, no Centro de Linhares

A ideia de criar o espaço partiu do músico José Elpídio

O representante comercial Volney José Liberato (com a filha Marina) era sócio da Gruta

O espaço inaugurado pelo casal Consuelo-Anselmo Lofego marcou época em Linhares