Divulgação

O escritório de representação do MPF funciona no prédio da Justiça Federal (foto)
Desde o dia 18 o Ministério Público Federal (MPF) passou a funcionar no mesmo prédio da Justiça Federal, no bairro Nossa Senhora da Conceição, em Linhares. O imóvel fica na avenida Hans Schmoger, 808, e o atendimento ao público é feito das 12h às 17h.
Em diversos estados do país, as Procuradorias da República em Municípios deixaram de existir, dando lugar a Escritórios de Representação (ER), estruturas voltadas para o atendimento ao público e a advogados, com equipes ágeis.
No Espírito Santo, as localidades beneficiadas foram Cachoeiro do Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus. A escolha dos municípios considerou fatores como a importância estratégica e a necessidade de se manter a presença física do MPF.
Os demais Escritórios de Representação no estado funcionam nos endereços das antigas sedes do MPF e têm espaços para realizar reuniões e apoiar as diligências necessárias. Dessa forma, mantêm as portas abertas para quem precisa.
O público segue tendo à disposição o atendimento presencial e, ainda, o MPF Serviços, por meio do qual pode enviar representações (denúncias) e documentos diversos, apresentar petição em um processo já existente, pedir informações ou consultar o andamento de processos.
O procurador-chefe do MPF/ES, Carlos Vinicius Soares Cabeleira, explica que as mudanças permitem uma economia de 38%, em especial em contratos de terceirização e locação de imóveis, e contribuem para otimizar o trabalho de servidores.
Conforme Carlos Vinicius, o MPF teve redução expressiva na demanda de atendimento presencial após a pandemia, que se manteve com a melhoria e o aumento do uso dos canais virtuais de atendimento ao cidadão.