Quarta-Feira, 30 de abril de 2025

PF investiga corrupção e desvio de recursos públicos no ES

Publicado em 13/02/2025. https://jornalterral.com.br/t-796M

PF-ES

Auditores da CGU e policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão

Investigações realizadas no Espírito Santo pela Polícia Federal e órgãos de controle miram empresários, membros do governo e representantes de prefeituras e câmaras, entre outros, gerando expectativa na sociedade quanto aos desdobramentos. Os possíveis crimes são relacionados à corrupção ativa e passiva, fraudes em licitações, mau uso do dinheiro público, peculato e associação criminosa.

Na quinta-feira (13), a Polícia Federal deflagrou a Operação Anomia, que investiga corrupção e desvio de recursos públicos na área da saúde. A ação contou com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU) e a cooperação técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). As 26 ordens de sequestro e bloqueio de bens e valores somam R$ 3,8 milhões.

A operação, que faz referência à ausência de normas e regras, reuniu cinco auditores da CGU e 157 policiais federais, que cumpriram 43 mandados de busca e apreensão no Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal de Vitória com o objetivo de colher mais elementos sobre os envolvidos.

As investigações tiveram início em 2024, no âmbito da Operação Manuscrito. Na época, a Polícia Federal obteve diálogos suspeitos entre servidor público da área da saúde e fornecedores de materiais hospitalares e medicamentos. A apuração apontou que o servidor foi corrompido por meio do pagamento de propinas na ordem de 10% dos empenhos.

Em troca, os empresários eram favorecidos em licitações, contratações irregulares e superfaturadas. Também existem indícios de que, com a conivência do agente público, eles usavam a central de abastecimento farmacêutico do hospital público como extensão de seus estoques, retirando materiais para vendê-los novamente a outros clientes.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.