Arquivo TERRAL

O governo federal entregou o Residencial Rio Doce em 2018 e deve entregar o Residencial Mata do Cacau na sexta (2)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode visitar Linhares na sexta-feira (2) para anunciar obras e entregar 917 unidades do Residencial Mata do Cacau, situado na rodovia que liga o perímetro urbano (bairro Aviso) da cidade ao litoral – Degredo, Pontal do Ipiranga e outras praias.
De acordo com documento assinado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, a visita do presidente é uma possibilidade e o horário ainda não foi definido. Consta no ofício que a confirmação da agenda e a programação estão em fase de elaboração.
O processo para a construção das casas foi iniciado em 2010 e incluiu a entrega de 609 casas do Residencial Rio Doce, situado ao lado, em 21 de dezembro de 2018. Os conjuntos habitacionais fazem parte de um programa do governo federal e estão às margens da rodovia Paulo Pereira Gomes.
As unidades são destinadas a famílias com renda de zero a três salários mínimos inscritas no CadÚnico e fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida. Cada imóvel é composto de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, totalizando 38 metros quadrados.
Os moradores do residencial Rio Doce – e em breve do Mata do Cacau - contam com escola de ensino fundamental, centro de educação infantil, unidade básica de saúde e parque de recreação infantil. O contrato para as construções foi assinado em 2010 e as obras, iniciadas em janeiro de 2011.
O alagamento da área levou o Ministério Público Federal a mover ações contra os responsáveis e diques tiveram que ser construídos. Os problemas que surgiram atrasaram os trabalhos e até hoje geram muitas reclamações.
Além de entregar as unidades do Mata do Cacau, Lula deve apresentar novidades sobre a Zona de Processamento de Exportação de Aracruz, anunciar a abertura do curso de Medicina na Ufes em São Mateus, inaugurar o Ifes de Pedro Canário e anunciar mais dois Ifes: em Muniz Freire e Laranja da Terra.
Reprodução

Documento assinado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República
Em 2009 presidente inaugurou Ifes e fase da UTGC em Linhares
Arquivo TERRAL

Presidente Lula na inauguração do Ifes Linhares, em 6 de março de 2009
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Linhares no dia 6 de março de 2009 para inaugurar o Ifes de Aracruz, Linhares, Nova Venécia e São Mateus. As cerimônias foram realizadas de forma simultânea, por meio de videoconferência.
Na ocasião, Lula destacou em seu discurso a importância das oportunidades aos jovens no Brasil, por meio da oferta de cursos técnicos, contribuindo para a formação profissional e cidadã. E o reitor do Ifes, Jadir José Pela, externou a alegria dos capixabas com a inauguração dos institutos.
No mesmo dia, o presidente Lula participou em Linhares da inauguração da fase II da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC).
Arquivo TERRAL

Lula (D) na inauguração da fase II da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas
Momento histórico: TERRAL acompanhou posse em Brasília
Tânia Rego - Agência Brasil

Lula recebendo a faixa presidencial de grupo que representou o povo brasileiro
A D. Porto Editora, responsável pelo TERRAL (jornal e site), esteve em Brasília no dia 1º de janeiro de 2023 acompanhando a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). O diretor da editora, jornalista Daniel Porto, e a assessora jurídica, Alciene Maria Rosa, também estiveram no Festival do Futuro, que reuniu mais de 60 artistas de diferentes gerações e estilos musicais.
Durante a posse no Congresso Nacional, Lula discursou destacando aspectos como combate à fome, desmatamento zero, reconstrução e democracia. Depois, subiu a rampa presidencial ao lado da primeira-dama Janja Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e esposa, Lu Alckmin, e de um grupo que representa a diversidade do povo brasileiro.
Estavam no grupo, na entrega da faixa, o cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, líder do povo Kayapó, o menino Francisco Carlos do Nascimento e Silva, o professor Murilo de Quadros Jesus, a vigília Jucimara Fausto dos Santos, o influenciador da inclusão Ivan Vitor Dantas Pereira, o metalúrgico Weslley Viesba Rodrigues Rocha e a catadora Aline Sousa. A cadela vira-lata Resistência também subiu a rampa.
Resistência morava no acampamento de militantes do Partido dos Trabalhadores em frente à Polícia Federal, em Curitiba, e foi adotada por Janja quando o presidente estava preso na cidade, em 2018. Lula discursou no parlatório da sede do executivo federal para milhares de pessoas reunidas na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes.
Ele agradeceu os eleitores que combateram a "violência política" durante a campanha eleitoral e disse que iria governar para todos os brasileiros. "Vou governar para os 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para quem votou em mim. Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado", afirmou.
Arquivo TERRAL

Diretores do TERRAL perto do Palácio do Planalto horas antes de o presidente Lula subir a rampa