Segunda-Feira, 29 de abril de 2024

Projeto em escola aborda bullying e respeito ao próximo

Publicado em 28/03/2024. https://jornalterral.com.br/t-mEMA

Divulgação

Estudantes das turmas do turno matutino da escola Alcides Marinato

Sensibilizar e conscientizar os estudantes sobre o bullying, reforçando que o respeito às diferenças e ao próximo é fundamental para o bom convívio. Esse foi o objetivo de um projeto desenvolvido na escola Alcides Marinato, situada na Bagueira. A iniciativa é da Orientação Psicossocial de Acolhimento e Intervenção Escolar (Opaie), da Secretaria de Educação de Linhares.

A palestra reuniu os estudantes das turmas do 1º ao 5º ano do turno matutino, que foram envolvidos em diversas ações, como rodas de conversa, produção de cartazes coletivos e leitura de textos sobre o tema em sala de aula. “Precisamos entender que o respeito ao outro é fundamental", afirma a assistente social da Opaie, Karoline França Santos.

Para Karoline, o bullying gera consequências negativas para a criança, causando isolamento social, perda de motivação, piora no rendimento escolar e traumas psicológicos. “Daí a busca para conscientizar a escola sobre como tratar essas questões”, destaca a assistente social.

Além do bullying, os assuntos mais abordados pelo projeto e solicitados pelas escolas se referem a racismo, uso de drogas e violência contra a mulher. As rodas de conversa são sempre realizadas com muita interatividade, discutindo casos relatados pelos próprios alunos.

A secretária de Educação de Linhares, Maria da Penha Valani Giuriato, explica que os temas das palestras ministradas pela Opaie são definidos em conjunto com os diretores e coordenadores das instituições atendidas, que optam por aqueles que melhor se adequam à realidade local.

Conforme Penha Valani, a interlocução com pais, alunos e profissionais da rede de responsabilização das crianças e do adolescente é fundamental para a construção de uma cultura de paz e segurança cidadã no município. Para a secretária, a discussão nas salas de aula é importante para que a juventude possa compreender melhor quais são os seus direitos e deveres.

Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.