Quinta-Feira, 18 de julho de 2024

Coluna destaca cenário político mais nítido em Linhares

Publicado em 13/04/2024. https://jornalterral.com.br/t-4WYd

Arquivo TERRAL

Linhares registrou intensa movimentação política no início deste mês, em razão do calendário eleitoral

Para a coluna Na Fonte, do Jornal TERRAL, no YouTube, o cenário político em Linhares ficou mais nítido com o fim do prazo de filiação, no dia 6, para quem pretende se candidatar a vereador ou prefeito nas eleições de outubro. A disputa será para prefeito, vice-prefeito e pelas 17 vagas na câmara.

A maioria dos partidos, lideranças e vereadores aderiu ao prefeito Bruno Marianelli (Republicanos) e ao deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos). O quadro indica possível polarização e aumenta a expectativa em relação a quem será o companheiro de chapa de cada postulante.

Também houve movimentação, porém, menos intensa, em torno do empresário Maurinho Rossoni, do PL, partido do ex-presidente Bolsonaro, e da federação PT, PV e PCdoB, liderada pelo presidente Lula, que planeja lançar José Carlos Elias a prefeito, caso não haja restrição legal. PL e PT apostam na “nacionalização” do pleito para impulsionar suas possíveis candidaturas.

Os candidatos precisam ficar atentos à cota de gênero, pois pelo menos 30% das vagas devem ser reservadas para homens ou mulheres (normalmente mulheres) e 70% para o sexo oposto. Outro detalhe importante: cada partido ou federação pode lançar até 18 candidatos e deve reunir em torno de cinco mil votos para eleger um representante.

O prefeito Bruno contabiliza o apoio de 12 vereadores e do MDB, PSD, DC e PP; o deputado Lucas conta com cinco vereadores e o PSB, PSDB e União Brasil. Ambos terão ainda o apoio de outras siglas e já contam com o empenho de diversas lideranças.

Dos 12 parlamentares ligados a Bruno, cinco são do Republicanos: Edimar Vitorazzi, Johnatan Maravilha, Carlos Almeida, Fabrício Lopes e Juarez Donatelli; três do PSD: Messias Caliman, Therezinha Vergna e Juninho Buguiu; dois do DC: Wellington Vicentini e Urbano Dávila e dois do MDB: Roque Chile e Gilson Gatti. Os suplentes Tobias Cometti e Pâmela Maia optaram pelo MDB.

Dos cinco vereadores que apoiam Lucas, três estão no Podemos: Alysson Reis, Roninho Passos e Egmar, o Guigui. O Professor Antônio César ficou no União Brasil e Tarcísio Silva continua no PSB. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral, o município possui 120.955 eleitores, sendo 57.887 mulheres, 62.947 homens e 121 não declarados.

Dos 17 vereadores eleitos em 2020, quatro não serão candidatos: Valdir Maciel e Waldeir de Freitas perderam os seus mandatos e Edimar Vitorazzi e Tarcísio Silva pretendem apoiar outros nomes. Os 13 que tentarão a reeleição enfrentarão a concorrência de outros candidatos e as dificuldades partidárias.

Analisando o quadro atual, a coluna projeta a reeleição de cerca de sete vereadores e a renovação em torno de dez cadeiras no legislativo. Fora da disputa, Edimar Vitorazzi pretende apoiar o empresário Paulinho do Maracujá, do PSD, e Tarcísio Silva deve tentar eleger o irmão, Lulu Silva, filiado ao PSB.

Clique aqui e acesse a coluna Na Fonte, do Jornal TERRAL, no YouTube.

* As matérias, textos e artigos publicados a partir de terceiros não significam que estejamos de acordo com as posições apresentadas por seus autores ou fontes. Apenas estamos buscando divulgar conteúdos que possam contribuir, de alguma maneira, para prestar um serviço social de ajuda e orientação.
Fundado em 29/11/1990, o Terral possui circulação impressa e estende sua atuação para o ambiente online. Acompanhe-nos por meio das redes sociais e compartilhe as matérias.
EXPEDIENTE

Diretor
Daniel Porto

Jornalista Responsável
Daniel Porto - MTE Nº 3.802/ES

Assessoria Jurídica
Dra. Alciene Maria Rosa

Edição do Impresso
D. Porto Editora - ME

Desenvolvimento
Saulo Porto

Gestor de Conteúdo
Iorran M. Porto - MTE Nº 4.149/ES

CONTATO

Rua João Calmon, 880 Centro, Linhares - ES


(27) 3151 6247 / 99857 9813 contato@jornalterral.com.br



© 2019. Todos os direitos reservados.